Moradia estudantil

Manifestação por moradia reúne estudantes na Reitoria da UFSM

Arianne Lima e Vitória Parise

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Pedro Piegas (Diário)

Mais de 25 estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) se reuniram no hall da Reitoria, no Bairro Camobi, na tarde desta quarta-feira. O ato visava um diálogo sobre a nova forma de ingresso à moradia estudantil na instituição, que neste semestre, será por edital. Com a mediação do coordenador do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Luiz Bonetti, as dúvidas, reivindicações e soluções dos estudantes presentes foram ouvidas pela vice reitora da UFSM, Martha Adaime e as pró-reitoras de Assuntos Estudantis (PRAE), Gisele Guimarães e Angélica Iensen.

ESTUDANTES

Trazendo um panorama da luta dos estudantes, Bonetti relatou ter ocorrido uma movimentação, por parte das direções de unidades da Casa do Estudantes Universitário, para discutir o edital de moradia estudantil com a UFSM e a pró-reitoria de Assuntos Estudantis antes do lançamento, nesta terça-feira. Para ele, a crise de vagas na Casa do Estudante é um problema mascarado pela pandemia e que se agravou com a falta de diálogo:

- Estamos vendo o resultado disso, que é um edital que não irá contemplar estudantes de 2022, deixando toda uma geração de estudantes que estão chegando agora na Universidade sem poder ter acesso a nada com relação a moradia. E mesmo não tendo acesso a casa, também não está sendo pensando em nenhum momento um auxilio moradia para conseguir dar um suporte para esses estudantes.

Outro ponto discutido pelos estudantes durante a manifestação foi a redução das vagas na União Universitária, local que abriga os estudantes antes do direcionamento para a CEU I ou II. Das 160 vagas, apenas 37 serão ofertadas por decisão do Centro de Operações de Emergências da Saúde (COE), que busca evitar a superlotação no local e um possível surto de Covid-19. Na oportunidade, foram indicados outros locais que podem servir de moradia provisória para novos ingressantes. 

Ministério da Saúde recomenda quarta dose para idosos acima de 80 anos

UFSM

Segundo a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Gisele Martins Guimarães, a universidade precisa acolher os estudantes de forma responsável. A chamada dos alunos será feita de forma escalonada, após isso, o prazo é de 10 dias para entrar em contato com as direções da CEU I e II e receber o redirecionamento para os apartamentos. A pouca oferta de vagas provoca a evasão daqueles que não possuem condições de pagar pela moradia em outro lugar, em relação à isso, Gisele conta que a universidade está tentando encontrar possibilidades para evitar esta situação.

- Vivemos um momento de crise em um cenário pandêmico, nosso grande objetivo é garantir a permanência dos estudantes, temos o compromisso de encarar esses desafios e tentar encontrar possibilidades que façam com que nossos alunos permaneçam conosco - comenta. 

Sobre as vagas na União Universitária, a pró-reitora substituta, Angélica Medianeira Iensen, enfatiza que uma visita será feita ao local ainda esta semana, com uma equipe composta por profissionais de limpeza, manutenção e infraestrutura, que serão responsáveis por avaliar o local e verificar a possibilidade de ofertar um maior número de vagas para os estudantes.

-Por conta da situação de risco, não podemos receber os alunos como antigamente. Vamos verificar a validade de colocar mais pessoas por dormitório e chamar mais pessoas de forma segura - salienta Angélica.

EDITAL 

Foi publicado o edital para seleção e ingresso na Casa do Estudante Universitário no campus Santa Maria na terça-feira. No documento, consta que serão disponibilizadas 207 vagas entre as dependências dos prédios CEU I e II. Entre os requisitos para se candidatar a uma vaga na moradia estudantil, estão 

  • Estar matriculado regularmente e ativamente em curso presencial de graduação, médio/técnico ou tecnológico;
  • Ter Benefício Socioeconômico (BSE) ativo pelo setor de BSE da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE);
  • Não fazer parte de grupo familiar que não resida e não possua imóvel residencial no município ou em distritos que possuam transporte coletivo regular para a sede de Santa Maria;
  • Não estar recebendo auxílio de outras fontes com a finalidade de custear moradia ou hospedagem;
  • Atender ao disposto pela Universidade na Resolução 079/2022/UFSM quanto a apresentação do comprovante de vacinação contra a COVID-19;

Alunos sem o benefício sócio econômico poderão participar do edital que tem previsão para ser divulgado no mês de abril. Já para aqueles que ainda procuram moradia na CEU I ou II, um novo edital sai junto com o início do segundo semestre letivo de 2022.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após 33 dias do retorno às aulas, ainda faltam 49 professores na rede municipal Anterior

Após 33 dias do retorno às aulas, ainda faltam 49 professores na rede municipal

Próximo

UFSM divulga seleção pública para vaga de professor substituto

Educação